segunda-feira, 22 de junho de 2009

Quem foi a Rainha Vitória?

!cid_234EF42A-D060-4625-B0C8-2B7C91D77F83

A Rainha Vitória ascende ao trono britânico em 20 de junho de 1837.

Victoria tinha 18 anos e sucedeu a seu tio Guilherme IV. Reinou durante 63 anos até 1901.

Entrou na lenda como uma senhora pequenina e dominadora, que sempre vestia de negro. O seu nome simboliza um século de austeridade altiva, de castidade puritana.
A Rainha do maior império desde a Roma Antiga, a Avó da Europa, a Soberana da Revolução Industrial era uma mulher sensual a quem agradavam os homens belos, os soldados de uniforme, os Escoceses de kilt, os Indianos de turbante. Excelente dançarina, adorava os bailes que terminavam de madrugada, misturava whisky no chá e aprendeu italiano  praticando o bel-canto.
Aos Lordes, preferia os seus servidores mais simples e honestos.

O seu povo chamou-lhe "Rainha Republicana".  Entusiasta das flores e das cores do Mediterrâneo, lançou a moda da Côte d' Azur. Apaixonada, amou o príncipe Alberto de uma forma intensa e obsessiva. Viúva aos quarenta e dois anos, respeitou cegamente os princípios luteranos do marido até à própria morte.

Biógrafos e historiadores de diversas tendências sublinham a sua intuição e identificação espontânea com o pensar e sentir da camada dominante da sociedade do seu tempo. A época a que deu o nome foi assinalada por grandes transformações e contradições, principalmente pelos efeitos da revolução industrial, desenvolvimento do capitalismo e imperialismo, ascensão do proletariado, reformas sociais e educativas, movimentos ideológicos, revestindo-se de brilho e importância — até na literatura —, que os próprios críticos não deixam de reconhecer.

Os jubileus de 1887 e 1897 deram lugar a expressões triunfais do apogeu do vitorianismo, mas a morte da soberana, no início do novo século, foi claramente sentida como marcando a passagem de uma era».

Abaixo está o link de um ótimo filme que mostra em detalhes a vida da rainha Vítória, é excelente.

Link Torrent: The Young Victoria 2009

0 comentários:

Postar um comentário

Pufolandia João Pessoa