quinta-feira, 30 de abril de 2009

Como eliminar cheiros desagradáveis

imagesExiste coisa pior que mau-hálito, cheiro de alho na boca ou nas mãos, chulé, suor, xixi de cachorro ou mofo? Nesses dias quentes então, é mais difícil de suportar. A seguir algumas dicas de como acabar com esses problemas: 

Suor: O cheiro de suor nesses dias quentes de verão faz qualquer um ficar intrigado sobre a vigência do desodorante. Ao invés de usar o desodorante, aplique leite de magnésia e deixe secar bem, mas se você já tem um desodorante de sua preferência, melhore sua ação colocando dentro do seu frasco 2 colheres (sopa) de água oxigenada 20 volumes.

Alho: Se o cheiro de alho na boca está incomodando, isso pode ser facilmente resolvido se você tomar um copo de leite ou trincar alguns grãos de café com os dentes. Agora se o cheiro de alho está nas mãos, não as esfregue, simplesmente coloque-as debaixo de uma torneira com água corrente manuseando um objeto de aço inox e espere uns dois minutos, ou corte um limão ao meio e esfregue-o nas mãos durante uns minutos, pode ser batata ralada ou um galho de salsa (funciona bem também). Depois lave com sabonete sólido ou líquido e aquele cheiro forte desaparecerá.

Chulé: O cheiro de chulé é muito desagradável e incômodo. Para evitar situações constrangedoras, sugiro banhar os pés à noite com água de anil bem forte ou lavar os pés toda noite com água morna e em seguida esfregar álcool canforado ou iodado. Pegue algumas pedrinhas de cânfora, coloque-as no álcool e depois aplique nos seus pés ( você encontrará facilmente em farmácias). Não use o mesmo sapato todos os dias, ele precisa de pelo menos um dia para respirar e secar a transpiração que os pés deixaram nele. Procure evitar meias de material sintético que favorecem a proliferação de fungos e bactérias, o que acaba exalando o cheiro ruim.

Cigarro ou charuto: Para eliminar o cheiro que o cigarro ou o charuto deixaram em um lugar fechado, a solução é pegar uma esponja (dessas macias que usamos na cozinha) e embeber em vinagre branco. Coloque dentro de um pratinho e deixe num canto qualquer do ambiente. Deixe agir por algum tempo, pois dessa forma o vinagre absorverá todo o cheiro da fumaça de cigarro do ambiente. Agora se o ambiente for pequeno, uma maçã furada com o garfo no canto da sala resolve, e melhor, fica com o perfume da fruta. Para tirar o cheiro dos cinzeiros, lave-os com uma mistura de água e vinagre.

Tinta: Agora para quem acabou de pintar uma parede ou um cômodo da casa, o cheiro de algumas tintas ainda incomodam, chegam a arder o nariz às vezes. Se esse é o seu caso, basta colocar uma bacia bem cheia de água com algumas rodelas de cebola ou queimar um pedacinho de casca de limão ou laranja.

Objetos guardados por muito tempo no armário: Viagem programada, você vai pegar a mala e percebe que está com aquele cheiro típico de coisas que ficam guardadas no armário. Para eliminar o mau cheiro, coloque dentro da mala, por pelo menos 24 horas, uma latinha contendo pedaços de algodão umedecidos na colônia de sua preferência. Tampe a latinha (sua tampa deve ser toda furada) e feche bem a mala.

Mofo: Saiba que alguns pedaços de giz ou saquinhos de cal podem evitar o mofo e remover o cheiro em móveis de madeira. Porém se o móvel já estiver mofado e com cheiro, ferva um litro de vinagre e coloque a panela imediatamente dentro do móvel. Deixe a panela destampada e o móvel fechado. Esta panela deve ficar por duas horas no móvel para que o cheiro do vinagre se espalhe. Depois retire a vasilha e passe um pano molhado com o próprio vinagre, por dentro e por fora do móvel.

Cheiro de cachorro: Um bom método para eliminar aquele “cheiro de cachorro”, é esfregar bicarbonato de sódio puro por todo o seu pêlo e pele.

Xixi: Quando o cachorro fizer xixi no tapete, carpete ou no próprio piso, jogue um pouco de vinagre direto no local, esfregue um pano úmido com água e deixe secar.

0 comentários:

Postar um comentário

Pufolandia João Pessoa